A torção das costas deitado é uma asana excelente para aliviar tensão das costas e pescoço. Aumenta a circulação sanguínea em sua coluna, regenerando-a. Auxilia o sistema de excreção.

1. Deite de costas. Flexione e levante os joelhos, apontando-os em direção ao peito. Braços abertos em forma de “T”, com as palmas viradas para baixo (ou para cima se houver tensão nos ombros).
2. Expire e lentamente traga os joelhos para o seu lado esquerdo em direção ao solo. Vire o pescoço e olhe para o seu braço direito.
Finalização:
1. Inspire e retorne a pernas ao centro. Expire e repita a postura no lado oposto.
Respiração e Atenção:
Expire quando estiver baixando as pernas em direção ao solo. Inspire quando retornar as pernas ao centro. Atenção sobre o relaxamento da coluna, com respiração profunda.
Dica:
Antes de abaixar as pernas para o seu lado esquerdo, traga o seu quadril um pouco para o lado direito. Dessa forma, a coluna fica neutra no centro em vez de pender para o lado esquerdo. Inverta o sentido ao realizar para o lado oposto.
Benefícios:
1. Alivia a tensão das costas e pescoço.
2. Aumenta a circulação sanguínea em sua coluna, regenerando-a.
3. Auxilia o sistema de excreção.
4. Massageia e desintoxica os órgãos abdominais.
Precauções:
1. Deve ser praticada com cautela por quem sofre dores lombares. Erga e descenda as pernas uma de cada vez para controlar melhor a intensidade da torção.
Boas práticas!
Hari Om Tat Sat
Henrique Saad: no caminho da Yoga desde 2005, dá aulas e retiros na Chácara Anahata, em São Roque - www.chakraanahata.org -- Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Advertência:
Este conteúdo é de uso estritamente informativo e recomenda-se, sempre, o auxílio pessoal de um instrutor qualificado.
Saiba mais:
A importância do aquecimento.
Benefícios das asanas.
Dicas para a prática de asanas.